quarta-feira, dezembro 06, 2006

Carta ao meu amigo marciano!!

Trabalho realizado numa aula de substituição.
Por Marisa Francisco, n.º10, 7ºB

Para: Guibaldino Marcioto, nº400000000000
Rua das Estrelas

Olá Guibaldino, meu grande amigo!
Como está tudo por aí? O universo continua em expansão ou está a começar a contrair-se?
Bom! Isto por aqui está uma beca mal. Vou-te dizer alguns dos acontecimentos e tragédias que se passam por aqui.
Como tu sabes, para nós irmos a tua casa é muito complicado. Temos de construir foguetões e vaivéns, o que causa muita poluição para a nossa atmosfera e já para não falar no gasto de dinheiro.
Mas também temos outros instrumentos para utilizar no espaço: os satélites artificiais, as sondas espaciais, os telescópios e os radiotelescópios, mas estes instrumentos não levam tripulação, apenas captam imagens, fornecem-nos dados sobre meteorologia, detectam minerais e muitas coisas mais.
Mas voltando ao ambiente, sabes que as pessoas cada vez mais estão a poluir o ambiente, o que afecta a nossa atmosfera!. O problema é que daqui a vários anos, ao continuarmos a poluir desta maneira, podemos destruir a nossa atmosfera. E depois, quem é que nos protege dos raios ultra-violetas? E quem nos protege dos meteoritos? As pessoas cada vez menos têm a noção do que é viver sem atmosfera. Aliás, sem ela não havia vida, os nossos ecossistemas morriam, morriam todos os seres vivos e tudo começava a desmoronar-se.
Por isso eu queria saber se consegues ver alguma coisa daí para me dizeres. É que a nossa tecnologia ainda não está tão avançada para podermos visitar o espaço pelo menos até Plutão. Pois, até Plutão não! Até Neptuno! Se calhar não sabes que Plutão já não é considerado um planeta.
Então, como te estava a dizer, o nosso planeta está a ficar mau. As florestas estão a desaparecer, logo os animais não têm condições para viverem nos seus habitats e desta maneira estão já em extinção. Mas eu não consigo escrever os problemas que a Terra tem! Era impossível escrevê-los a todos neste pequeno papel, pois são tantos! Pelo menos já tens alguma noção do que se passa aqui!
Bom! Agora tenho que acabar.
vai dando notícias.
Muitos abraços Giobaldino.

Sem comentários: