domingo, agosto 10, 2008

Geologia no Jamboree 08 dos Escuteiros de Leiria

Na passada 3ª-feira (05.08.2008) fui ao Jamboree 08 (XIX ACAREG LEIRIA) da Junta Regional de Leiria do Corpo Nacional de Escutas, para servir de guia a dois grupos na visita à Pedreira do Galinha.

Foi com muito orgulho que, como ex-escuteiro, em Coimbra, no Agrupamento 347 - S. Jorge, pude ajudar os escuteiros católicos de Leiria (isto para além do facto de assim levar o meu filho a conhecer mais uma possibilidade de actividade para o futuro).

Deste modo, às 09.45 horas, antes de abrir o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aires nós lá estávamos à porta, levados pelo meu carrinho, esperando pacientemente pelo momento de fazer a visita.

O autocarro com 30 escuteiros também já lá estava e assim, pouco depois, vimos o filme, conversámos sobre Dinossáurios, fizemos o percurso pedestre (tendo explicado ao pormenor os painéis informativos), vimos as pegadas, aspectos da geomorfologia local (as falhas, as zonas distintas visíveis, o exo- e o endocarso, etc.), visitámos o Jardim Jurássico e o Painel da História da Terra, fomos ver o Aramossáurio, falámos acerca das potencialidades e possibilidades do local, brincámos nos parques infantis e ainda fizemos uma compritas...

Em seguida fomos até ao Acampamento, entre Milagres e Souto da Carpalhosa, no Autocarro da organização, para almoçar (e estava excelente: Canja de Galinha e Bacalhau à Brás) e visitar o local (fantástico...!). Gostamos imenso de saber que estava tão bem organizado o local, com muitas construções, espaços bem delineados e pensados e 1.400 escuteiros de todas as idades juntos numa pequena cidade temporária...

Depois de almoço repetimos a dose de visita, indo com mais 30 escuteiros novamente até ao Bairro.

Foi muito enriquecedor o interesse dos escuteiros presentes (vi muitas caras conhecidas...) e gostámos imenso da Acampamento (o meu filhote para o ano quer ser Lobito...).

Para documentar a actividade, aqui ficam algumas fotos:

Esperando para entrar e ver o filme

O grupo da manhã

Vendo o filme introdutório - o Doutor Galopim sempre em forma...!

A Pedreira vista de cima

Diz que é uma espécie de professor a explicar anatomia e movimentos de saurópodes...

Quando o exocarso visita o endocarso - pequena gruta

Exploradora descansando na Loja do Monumento

Cansaço...

Almoço...!

Latrinas

No Acampamento - I

No Acampamento - II

No Acampamento - III

No Acampamento - IV

Lobita esperando o autocarro depois de almoço

O grupo da tarde

Aramossáurio e Centro de Acolhimento

Modelo de Dinossáurio com Ovo no Campo de Futebol do Bairro

Jardim Jurássico e Painel da História da Vida na Terra

A foto da praxe no final...

Sem comentários: