1 e 2 de Maio de 2009
Auditório do Centro Cultural - Vila do Bispo
Acção acreditada com 0,6 créditos.
Informações:
3encontrogeociencias@gmail.com ou
http://www.associacaodpga.org
Este é o Blog do Departamento de Ciências Físicas e Naturais (abrangendo os docentes de três Sub-Departamentos: de Ciências da Natureza - do 2º Ciclo - e de Ciências Físico-Químicas e de Ciências Naturais - do 3ºCiclo) da Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus, de Leiria.
Com o intuito de tentar integrar o Congresso com o COSTALGIS, é também objectivo identificar os avanços da ciência e da tecnologia aplicáveis à gestão sustentável das zonas costeiras e avaliar a viabilidade da sua aplicação nos países da CPLP.
"Uma bióloga portuguesa descobriu duas novas espécies de escaravelhos, até aqui desconhecidas mundialmente.
As duas novas espécies de escaravelhos foram descobertas pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros, o único habitat destes insectos que se conhece em todo o mundo.
"Só se conhecia uma espécie de escaravelho cavernícola do maciço calcário estremenho [característico da Serra d'Aire e Candeeiros] e passamos a conhecer três", afirmou à agência Lusa a bióloga e espeleóloga da Universidade de Aveiro, Sofia Reboleira.
No âmbito da realização da sua Tese de Mestrado, a cientista desceu a cerca de cem metros de profundidade e foi surpreendida com a descoberta de dois novos escaravelhos que habitam exclusivamente no subsolo das grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.
"Só existem numa parte daquelas grutas e em mais lado nenhum do mundo", frisou.
Sofia Reboleira explicou tratar-se de "espécies em vias de extinção", uma vez que pelo facto de estarem confinadas a um único habitat têm uma "população extraordinariamente reduzida" e são muito "sensíveis à poluição e às alterações do habitat". (...)"
Fonte: Lusa.pt
Equinócio: início da Primavera
Este ano o Equinócio ocorre no dia 20 de Março às 11.44 horas. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 06.46 horas."Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade."
Lusíadas,II,63.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.
Desde 2007 até agora, já passámos 3 vezes por Saturno, na nossa órbita à volta do Sol.
Saturno (que demora 29 anos a completar uma órbita) apenas se deslocou "um pouco" no céu nocturno.
Este ano de 2009 é especial pois o nosso planeta fica alinhado com o plano dos anéis, fazendo-os "desaparecer". Este fenómeno é visível nesta sequência de imagens que mostram como os anéis se vão fechando até ao momento em que ficarão alinhados com a Terra. Infelizmente não será possível observar esse acontecimento, pois nessa altura o Sr. dos Anéis estará por trás do Sol, inviabilizando qualquer tentativa de o conseguir a partir da Terra :(
Enquanto que o nosso planeta percorreu quase 2 mil milhões de Km (2 órbitas), Saturno apenas percorreu 628 milhões de km... se as contas não estão erradas :) para perceber este fenómeno, basta pensarmos no que acontece com a patinadora no gelo, quando gira sobre si mesma: se "abrir" os braços, roda devagar, mas quando os "fecha" junto ao peito, acelera a velocidade de rotação.
Nota: A foto de 2007 foi tirada com recurso a uma distância focal mais curta que as restantes, pelo que o tamanho do planeta não se encontra à mesma escala que as outras duas.
(c) Fotos de João Cruz
Caros amigos/colegas:A primeira circular e inscrição online da 8th European Geoparks Conference já se encontra disponível em www.naturtejo.com.Esta conferência internacional, que contará com participantes vindos de todo o mundo e não apenas da Europa, irá ser realizada no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, mais concretamente em Idanha-a-Nova, entre 14 a 16 de Setembro de 2009.
Alguns dias antes teremos ainda o 24th European Geoparks Network AC/CC Meeting, em Proença-a-Nova, assim como o curso "The intensive course on Geodiversity and Geological Heritage Assessment", organizado em Braga e no Geoparque pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho (mais informação em http://www.dct.uminho.pt/cct/intensivecourse/intensivecourse/course.html).
As diversificadas excursões pós-congresso estão a ser organizadas com os responsáveis dos restantes geoparques portugueses de Arouca, Açores e Porto Santo, decorrendo entre os dias 17 e 22 de Setembro. Paralelamente irá decorrer a I Feira de Turismo dos Geoparques Europeus em simultâneo com a Feira Raiana de Idanha-a-Nova, assim como o I International Film and Internet Festival, nas povoações de Penha Garcia, Monsanto, Idanha-a-Velha e Idanha-a-Nova (vejam mais informação sobre este festival de documental em www.ifif09.blogspot.com).Contamos com a vossa participação. Os estudantes têm um preço de inscrição especial. Todos serão muito bem-vindos!Carlos Neto de Carvalho
Geopark Naturtejo Meseta Meridional (UNESCO European and Global Geopark)
Data(TU) | Lat. | Lon. | Prof. | Mag. | Ref. | Grau | Local |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2009-03-15 13:51 | 38,32 | -7,97 | 4 | 3,0 | E Viana do Alentejo | III | Viana Alentejo |
Agência para o
Desenvolvimento Turístico
das Aldeias do Xisto
Centro Dinamizador
6230-137 Barroca
» info@aldeiasdoxisto.pt
» www.aldeiasdoxisto.pt
Telefone: 275 647 700
Câmara Municipal de Penela
Praça do Município
Tel: 239 560 120
cmpenela@cm-penela.pt
Leonor Lourenço vive em Leiria. É Educadora de Infância há 25 anos e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto.Iniciou a sua actividade literária na Revista Rua Sésamo.Participou em dobragens de desenhos animados para a RTP (Estúdios SomNorte) onde emprestou a voz a diversas personagens.Frequentou um curso de Ilustração/Banda Desenhada no Centro no Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa (Ar.Co) e diversos workshops sobre ilustração.Recebeu o primeiro prémio do concurso literário “Sussurrar uma história” promovido pela Livraria Arquivo em Leiria, com o trabalho “Em Alto Mar”.
A Rede Portuguesa de Moinhos, na sequência do êxito das actividades no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal de anos anteriores, pretende reeditar a iniciativa dos Moinhos Abertos de Portugal no próximo dia 4 de Abril (sábado).
Este Blog associa-se à comemoração e deseja aos organizadores o maior sucesso...
Realiza-se na Universidade do Minho (Braga), de 12 a 16 de Julho de 2010, o VIII Congresso Nacional de Geologia, uma organização conjunta do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do do Minho e da Sociedade Geológica de Portugal.
No âmbito desta iniciativa, serão organizados 4 eventos em simultâneo:
- VIII Congresso Nacional de Geologia: a componente técnico-cientifica do congresso;
- 30º Curso de Actualização de Professores de Geociências: em colaboração com a Associação Portuguesa de Geólogos;
- Congresso "A Terra e a Escola": destinado à participação de estudantes do ensino secundário;
- Geoexpo: um espaço de divulgação das Geociências para empresas, universidades, institutos, etc.
O site que congrega toda a informação encontra-se disponível em:Ao longo de 2009, o site será progressivamente actualizado de modo a disponibilizar todos os dados relevantes para os participantes dos 4 eventos.
ABSTRACT:
A metagenómica, a sequenciação em massa de todo o genoma de comunidades microbianas, permite o conhecimento dos mecanismos biológicos que estão associados a transformações geoquímicas pode agora ajudar a esclarecer comportamentos reaccionais desviantes, causados pela presença de microrganismos. As técnicas de microbiologia tradicionais são redutoras no que respeita ao conhecimento dos ecossistemas. Estas técnicas quando aplicadas à cultura e isolamento de microrganismos a partir de amostras ambientais ou complexas são úteis, mas extremamente trabalhosas e limitadas pelo baixo índice de sucesso de cultura de microrganismos ambientais, que se estima que seja entre 1 a 10% do total de microrganismos que representam a comunidade de um sistema. Deste modo, a análise genómica de microrganismos não cultiváveis em laboratório leva à caracterização da sua biodiversidade e à prospecção de novos genes de interesse em metagenomas.
O avanço no desenvolvimento de técnicas e ferramentas moleculares tem tornado possível a ampliação do potencial do estudo da biodiversidade microbiana e inferir sobre a geoquímica de compostos. Estas técnicas, uma vez optimizadas, permitem a geração de informações importantes sobre a estrutura e dinâmica de comunidades microbianas e das suas relações com o solo.
Pessoas a contactar para os seminários do DGM/INETI:
Pedro Ferreira
e-mail: pedro.ferreira@ineti.pt
Telf: 214 705 516
Mário Mil-Homens
e-mail: mario.milhomens@ineti.pt
Telf: 214 705 516