"Uma bióloga portuguesa descobriu duas novas espécies de escaravelhos, até aqui desconhecidas mundialmente.
As duas novas espécies de escaravelhos foram descobertas pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros, o único habitat destes insectos que se conhece em todo o mundo.
"Só se conhecia uma espécie de escaravelho cavernícola do maciço calcário estremenho [característico da Serra d'Aire e Candeeiros] e passamos a conhecer três", afirmou à agência Lusa a bióloga e espeleóloga da Universidade de Aveiro, Sofia Reboleira.
No âmbito da realização da sua Tese de Mestrado, a cientista desceu a cerca de cem metros de profundidade e foi surpreendida com a descoberta de dois novos escaravelhos que habitam exclusivamente no subsolo das grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.
"Só existem numa parte daquelas grutas e em mais lado nenhum do mundo", frisou.
Sofia Reboleira explicou tratar-se de "espécies em vias de extinção", uma vez que pelo facto de estarem confinadas a um único habitat têm uma "população extraordinariamente reduzida" e são muito "sensíveis à poluição e às alterações do habitat". (...)"
Fonte: Lusa.pt
Este é o Blog do Departamento de Ciências Físicas e Naturais (abrangendo os docentes de três Sub-Departamentos: de Ciências da Natureza - do 2º Ciclo - e de Ciências Físico-Químicas e de Ciências Naturais - do 3ºCiclo) da Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus, de Leiria.
terça-feira, março 24, 2009
Bióloga portuguesa descobre duas novas espécies de insectos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário