sexta-feira, outubro 02, 2009

Sismo na Indonésia

Milhares de pessoas podem estar debaixo dos escombros, segundo as autoridades
Balanço provisório de mortes do sismo na Indonésia sobe para os 770
01.10.2009 - 08h44 PÚBLICO, com AFP

O violento terramoto que ontem abalou a ilha de Sumatra na Indonésia causou pelo menos 770 mortes, num balanço oficial ainda provisório. Há centenas de feridos graves e as equipas de salvamento continuam as buscas para tentar encontrar sobreviventes nos escombros.

Uma corrida contra o tempo foi hoje lançada em Padang, na ilha de Sumatra, ontem devastada por um violento sismo de 7,6 na escala de richter. O balanço oficial estava esta tarde (hora de Lisboa) fixado nas 770 mortes, segundo informações prestadas pelo ministério dos Assuntos Sociais, mas espera-se que esse número continue a aumentar nas próximas horas.

A AFP cita um responsável que não exclui a hipótese milhares de pessoas ainda estarem retidas nos escombros. "Pensamos que milhares de pessoas estão mortas", declarou o chefe da célula de crise do ministério da Saúde, Rustam Pakaya.

O epicentro do sismo de 7,6 na escala de Richter foi a cerca de 50 quilómetros da costa e da cidade de Padang, e o abalo ocorreu poucas horas depois de outro sismo, no Pacífico Sul, que causou um tsunami e atingiu a Samoa Americana e a Samoa Ocidental, causando mais de uma centena de mortos.

O sismo na Indonésia foi sentido em vários países da região e chegaram a ser evacuados edifícios altos em Singapura ou Kuala Lumpur, capital da Malásia. “Centenas de casas ficaram danificadas ao longo da estrada. Há alguns fogos, pontes cortadas e muito pânico”, contou à Reuters uma testemunha.

Foi também naquela região, mas com epicentro a cerca de 600 quilómetros de Padang, que em 2004 um violento sismo, de 9,15 de magnitude, causou um tsunami que afectou a Indonésia, o Sri Lanka, a Tailândia e a Índia e provocou a morte de 232 mil pessoas.

Sem comentários: