sábado, setembro 04, 2010

Forte sismo na ilha do Sul da Nova Zelândia

Há apenas registo de feridos ligeiros
Sismo provocou danos avultados na Nova Zelândia

Vários carros foram esmagados pela queda de muros

Um sismo de magnitude sete na escala de Richter abalou a Nova Zelândia às primeiras horas de sábado (tarde de sexta-feira em Portugal), provocando danos avultados em Christchurch, a segunda maior cidade do país. Até ao momento, há apenas registos de feridos ligeiros.

Segundo o instituto geológico norte-americano, o sismo ocorreu às 04.35 horas locais (17.35 em Lisboa), com epicentro a 55 quilómetros de Christchurch, na costa Leste da Ilha Sul. Teve origem a 12 quilómetros da superfície, mas apesar da pouca profundidade não foi emitido qualquer alerta de tsunami.

Segundo a edição online do jornal local The Press, o sismo danificou vários edifícios da cidade, derrubando muros e telhados. A cidade está também sem electricidade e a circulação na rede de comboios foi suspensa para verificar a extensão dos danos causados. O abalo foi sentido em toda a ilha e também na capital, Wellington, na vizinha Ilha Norte.

O site noticioso Wellington Stuff divulgou já fotografias dos estragos, com ruas bloqueadas e carros esmagados pelos destroços.

Logo após o abalo, descrito como um dos mais fortes de que há registo, viveram-se momentos de pânico na cidade, com os moradores a saírem ainda em pijama para a rua, relata o jornal.

“Foi inacreditável. Tinha acordado para ir trabalhar e ouvi um barulho imenso e a seguir, boom, a causa foi atingida e tudo começou a estremecer”, contou ao The Press Kevin O’Halon. 

Sem comentários: