terça-feira, janeiro 04, 2011

Mais um troglóbio português - IV

Ciência: Sofia Reboleira descreve um animal sem olhos e sem asas
Bióloga portuguesa descobre insecto

Sofia Reboleira descobriu o insecto numa gruta do Algarve. O animal mede três milímetros e não tem olhos

Já tinha descoberto três escaravelhos das cavernas e um pseudo-escorpião de espécies desconhecidas. Agora, a bióloga portuguesa Sofia Reboleira, encontrou um novo insecto. As descobertas aconteceram todas em grutas, ao que não é alheio o facto de a cientista ser também espeleóloga. 

A nova espécie de insecto, sem olhos e sem asas, foi descoberta em grutas do Algarve. "Esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia qualquer dipluro [insecto] exclusivamente cavernícola em Portugal", explica bióloga. 

A nova espécie foi encontrada no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Pedro Oromí, da Faculdade de Biologia da Universidade de La Laguna, em Tenerife. 

O insecto – descrito em revistas científicas com o especialista espanhol Alberto Sendra – chama-se Litocampa mendesi, mede pouco mais de três milímetros e deverá existir há milhões de anos, sendo "evolutivamente um precursor dos insectos actuais", diz Sofia Reboleira, de 29 anos, natural das Caldas da Rainha. 

Esta é a quinta espécie descoberta por Sofia Reboleira (três escaravelhos e um pseudo-escorpião), desde 2007, durante os seus trabalhos de campo realizados em grutas da serra de Aire e Candeeiros, do Algarve e de Montejunto.

O pseudo-escorpião, nomeado Titanobochica magna, tem dois centímetros de comprimento e grandes pinças para agarrar as presas, e foi encontrado em quatro grutas do Algarve.

O pequeno escaravelho Trechus tatai, um predador com dois milímetros de comprimento, foi descoberto numa gruta da serra de Montejunto. A este juntam-se outras duas espécies de escaravelhos cavernícolas, nas serras de Aire e na do Caldeirão, que a bióloga encontrou e estudou no mestrado.

in CM

ADENDA: post 1.300º do nosso Blog!

Sem comentários: