quarta-feira, março 09, 2011

Mais um troglóbio português descoberto por Sofia Reboleira

Serra do Sicó: Último insecto é um escaravelho predador único no Mundo
Bióloga já descobriu 6 espécies

Sofia Reboleira, 29 anos, é natural das Caldas da Rainha

As descobertas da bióloga portuguesa Sofia Reboleira não param. Agora, identificou um escaravelho predador, único no Mundo, o que faz aumentar para seis o número de espécies raras descobertas pela investigadora.

O escaravelho, com quase um centímetro de comprimento, foi detectado nas grutas da serra do Sicó. "É predador, despigmentado, carece de verdadeiros olhos e asas e tem o corpo alongado", descreve a bióloga, de 29 anos, natural das Caldas da Rainha.

Segundo Sofia Reboleira, este "é o primeiro escaravelho estafilinídeo cavernícola de Portugal continental, ao qual foi dado o nome científico ‘Domene lusitanica’, em alusão à sua restrita distribuição geográfica, confinada às partes profundas da serra do Sicó".

Pertencente a um subgénero cujos parentes mais próximos se encontram no Noroeste da Península Ibérica, o insecto tem a particularidade de não existir em nenhuma outra parte do Mundo, o que coloca grandes desafios na conservação.

A descoberta ocorreu durante os trabalhos de campo realizados no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Pedro Oromí, da Universidade de La Laguna em Tenerife. Esta é a sexta espécie encontrada por Sofia Reboleira, que, desde 2007, tem vindo a fazer pesquisas em grutas das serras de Aire e Candeeiros, no Algarve, Montejunto e Sicó. Na sequência deste trabalho, já descobriu quatro novos escaravelhos, um pseudo-escorpião e um insecto sem olhos e sem asas, com pouco mais de três milímetros. 

in CM - ler notícia

Sem comentários: