sexta-feira, junho 17, 2011

Guerra de Reinos: descoberto 1º caso de competição directa entre uma planta e um animal


Ambas as observações em meio selvagem e as experiências em laboratório indicam que uma espécie de aranha que habita os pântanos da Flórida influencia de forma negativa o vigor de uma planta carnívora ao “roubar” as presas de que se alimenta.

De acordo com um estudo recentemente publicado na revista Proceedings of the Royal Society B. não é necessário viajar ao mundo do imaginário como é o do saga dos Senhor dos Anéis para assistir a uma batalha entre reinos.

Segundo um grupo de investigadores da Universidade do Sul da Flórida, apenas há que deslocar-se até às zonas pantanosas de estado norte-americano onde habitam uma determinada espécie de aranha que dá pelo nome de aranha-lobo e uma planta carnívora pertencente ao género Drosera.

Observações realizadas no meio selvagem tinham sugerido que havia uma sobreposição do espectro alimentar de ambas as espécies, que consomem insectos, o que levou os cientistas a planear um conjunto de experiências em laboratório para determinar se havia, de facto, competição.

Para tal criaram 5 cenários distintos em aquários onde introduziram 6 exemplares de Drosera sp. e uma quantidade de solo recolhido no seu habitat natural: com uma aranha e elevada disponibilidade de alimento; com aranha e baixa disponibilidade de alimento; sem aranha e com elevada disponibilidade alimentar e sem aranha e sem alimento.

Os resultados revelaram que a presença da aranha condicionava de facto a vitalidade das plantas, reduzindo por exemplo o número de hastes com flor e o número de sementes. Por outro lado, as aranhas também revelaram ser sensíveis à presença das Drosera sp., tecendo teias maiores para garantir a captura das presas em situações que em que partilham o espaço com as plantas.

Os cientistas provaram pela primeira vez num meio terrestre, que um membro do Reino das Plantas e outro do Reino Animal podem competir pelos mesmos recursos. Depois de demonstrar que as plantas são prejudicadas pela presença das aranhas, resta saber se o inverso também se verifica, algo que será alvo de estudos futuros, segundo adiantou David Jennings, co-autor do artigo recentemente publicado.

Sem comentários: