Participei, com alguns amigos, na actividade de 05.08.2007 intitulada Do canhão da Caranguejeira, com as águas que banharam o menino do Lapedo, às fontes do rio Lis e ao Buraco Roto, organizada pela Sociedade Portuguesa de Espeleologia - SPE.
Foi interessantíssima e a componente geológica foi bem introduzida, tendo-me levado a sítios onde nunca tinha ido (eu que sou da zona...). Fomos primeiro a Caldelas, ver uma exsurgência de água mais ou menos quente (o nome diz tudo...), depois ao Canhão do Lapedo (estes dois nos limites/cercanias do Sinclinal dos Pousos).
Depois fomos até às Fontes, onde almoçámos, ver diversas exsurgências do Rio Liz (onde conheci a exsurgência do Olho da Ti Maria Cachopinha) e o Poço.
Finalmente, em Reguengo do Fetal, vimos um espelho de falha fantástico e o Buraco Roto, com a sua exsurgência temporária e a queda de água dela resultante.
Foi uma actividade porreira, pelo que aprendemos, pelo convívio e troca de experiências, pela conversa com os espeleólogos e pelo tempo fantástico (sem Sol...) que esteve. Deixamos aqui mais algumas fotos:
Fotos de Fernando Martins (com excepção da última, de João Martins...)
Sem comentários:
Enviar um comentário