domingo, agosto 19, 2007

Notícia do Público sobre a Astrofesta

A Astronomia explicada a amadores
19.08.2007

A Astrofesta, uma iniciativa do Museu de Ciência de Lisboa, tem lugar este ano no observatório astronómico do Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância. Uma oportunidade para os curiosos do céu conviverem com astrónomos profissionais e amadores.

O evento começou na sexta-feira, com um minicurso de Astronomia. Galáxias, nublosas, enxames ou estrelas cadentes deixaram de ser conceitos estranhos para os cerca de 50 participantes. "O objectivo do curso é prepararmos a observação para esta noite e para todas as noites ao longo da vida em que tenhamos a curiosidade de olhar o céu", lembra Máximo Ferreira, director do CCV de Constância e responsável pela dinamização do curso.

A Astronomia ao vivo acontece à noite. Não demora muito até que os olhos se habituem ao céu, até porque só são permitidas pequenas lanternas de luz vermelha. O observatório astronómico enche-se de telescópios e os corpos celestes deixam de ser teorias e imagens dos livros. "A Astronomia é muito motivadora, é uma área perfeita para mostrar alguns conceitos que, matemática e fisicamente, parecem muito complexos, mas que na realidade, e aplicados à Astronomia, se tornam simples, acessíveis e intuitivos. As coisas estão lá, são visíveis", diz João Vieira, representante da Orion, Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

Para quem quer entrar no mundo da Astronomia, encontros como a Astrofesta, com sessões explicativas e observações acompanhadas por especialistas, são a melhor opção, dizem os dois astrónomos. "As pessoas devem começar por gostar do céu, identificar algumas constelações, saber em que direcção estão os objectos. Só depois é que se deve sentir a necessidade de comprar um telescópio", diz Máximo Ferreira.

in Público - ver notícia

Adenda: Post n.º 250 do Blog, em estereofonia com o Blog AstroLeiria.

Sem comentários: