terça-feira, janeiro 22, 2008

Ciência no Centro Comercial Dolce Vita (Coimbra)

Do Blog De Rerum Natura publicamos o seguinte post:


Informação recebida do Departamento de Física da Universidade de Coimbra:

Experimenta! no Dolce Vita

O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) irá, através de uma série de experiências montadas na praça principal do Dolce Vita, mostrar como a física está na base da grande maioria da tecnologia e porque é que continua a fascinar engenheiros, professores e investigadores.

Dias 24, 25 e 26 de Janeiro poderá descobrir no Dolce Vita como funciona um Maglev ou como construir o motor mais simples do mundo. Descobrirá que é constantemente atravessado por raios cósmicos ou como funciona uma célula de combustível não poluente, que além de electricidade apenas produz água. Será ainda uma oportunidade para conhecer as capacidades do
computador mais potente de Portugal, a Milipeia, ou ver como funciona uma mini-hídrica.

Haverá oportunidade para construir o motor mais simples do mundo no local e serão oferecidos, durante os três dias, um total de 500 kits com o material necessário para construir um desses motores. Esta oferta é um patrocínio da ISA, uma empresa de base tecnológica que desenvolve
soluções nas áreas da Telemetria, Gestão Remota, Automação e Controlo e que foi fundada em 1990 por recém-licenciados do Departamento de Física da FCTUC.

Simultaneamente decorrerão duas palestras às 17.00 horas, nos dias 25 e 26 de Janeiro:

Dia 25 de Janeiro, no auditório da Bertrand:

“Energias renováveis: uma economia de hidrogénio?”, Doutor João Gil,
Departamento de Física, FCTUC

Dia 26 de Janeiro, na praça principal:

"Supercondutores", Doutor José António Paixão, Departamento de Física, FCTUC

As actividades desenvolvidas são especialmente dirigidas a alunos do secundário e ensino básico. Venha descobrir e experimentar no Dolce Vita, dias 24 e 25 das 12.00 -15.00 horas e das 17.00 - 20.00 horas ou dia 26 das 12.00-20.00 horas.

Sem comentários: