O caso agrava-se porque é um capitalismo selvagem que inunda organizações, as escolas públicas, que não produzem bens materiais. As escolas, ao contrário de muitas outras organizações da sociedade capitalista, produzem apenas bens espirituais: arte, valores, ciência, literatura e tecnologia. É por isso que por mais competição, controlo, prestação de contas e quantificação do trabalho produtivo de alunos e professores se queiram imprimir às escolas, nada disso funcionará e nenhuma vantagem se irá obter em termos da qualidade das aprendizagens. Que o capitalismo selvagem e a morte da democracia escolar tenham sido introduzidos por um governo de um partido que se diz socialista só reforça o argumento dos que afirmam que o maior problema de Portugal é a mentira. Tudo mente, minha gente! Nunca como hoje foi tão necessário dizer e defender a verdade. Porque a mentira se impregnou nos nossos locais de trabalho, nos chega a casa pelas televisões e infectou as nossas vidas, a verdade tornou-se a única arma capaz de limpar a sujeira que grassa no país.
Temos agora mais um exemplo do que acabei de referir: os professores têm de entregar os objectivos individuais até 30 de Outubro. Por que razão tanta pressa? E para que serve tal coisa?
2.Haverá forma de os professores sobreviverem a esta loucura conservando alguma sanidade mental?
Julgo que há: através da partilha colectiva dos documentos. Já que a loucura invadiu as escolas e se pediu o impossível, actue-se em conformidade: exijam por escrito aos directores das escolas todos os materiais necessários para o cumprimento dos objectivos individuais: computadores, resmas de papel, scanners, impressoras, canetas, dossiés, etc. É obrigação da entidade patronal entregar aos trabalhadores os equipamentos e os materiais de trabalho. Por que razão hão-de os professores continuar a pagar do seu bolso esses materiais? Quando a escola ainda não era uma organização capitalista e a democracia escolar não estava defunta, ainda se aceitava que os professores pagassem do seu bolso os materiais de ensino. Agora, não. Não entendo por que razão os sindicatos ainda não integraram isto nas suas propostas e reivindicações.
Partilhem, pois, toda a documentação. Aqui fica a ficha dos objectivos individuais e o perfil de desempenho dos professores. Embora sejam documentos que não servem para nada, o patronato exige a sua elaboração. Pois bem, eles estão aqui. Sirvam-se deles. Sejam criativos.
3. Mais uma ficha de objectivos individuais
Lanço daqui o pedido: partilhem os vossos objectivos individuais. Essa é a única forma de manter a sanidade mental no seio da loucura colectiva.
Lanço daqui o pedido: partilhem os vossos objectivos individuais. Essa é a única forma de manter a sanidade mental no seio da loucura colectiva.
Como muito bem defende o editor do Blog Horários Escolares, o documento que servirá de base à elaboração dos objectivos individuais deverá ser elaborado pelos grupos disciplinares, procurando-se a melhor adequação à especificidade de cada grupo.
Com a elaboração destes documentos de forma consensual pelos grupos disciplinares e a própria definição dos objectivos discutida pelo grupo disciplinar, conseguir-se-á um clima de colaboração e partilha entre todos, evitando-se o mau ambiente, entre os professores, que se adivinha com a implementação do novo modelo de avaliação de desempenho.
in Blog ProfAvaliação - post de Ramiro Marques
in Blog ProfAvaliação - post de Ramiro Marques
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