sexta-feira, dezembro 12, 2008

Investigação da Universidade de Aveiro nos vulcões de lama do Golfo de Cádiz em destaque na National Geografic

Post de Sofia Reboleira roubado ao Blog GeoLeiria:

Fotos: Ana Hilário


O trabalho de investigação que o Laboratório de Ecologia Marinha e Ambiental (LEME) da UA está a levar a cabo nos vulcões de lama do Golfo de Cádiz mereceu destaque, esta Quarta-feira, 10 de Dezembro, na edição online da National Geografic. Os estudos desenvolvidos permitiram revelar uma extraordinária diversidade de Frenulata (20 espécies diferentes). Duas novas espécies foram já descritas - Bobmarleya gadensis e Spirobrachia tripeira – e só no último cruzeiro pelo menos mais três espécies novas foram descobertas, incluindo a “Medusa worm” referida na National Geographic News.


O estudo da ocorrência de vulcões de lama, fontes frias, libertação de hidrocarbonetos e hidratos de gás no Golfo de Cádis começou há cerca de uma década e apesar de até agora terem sido focados essencialmente aspecto geológicos e/ou geofísicos, em 2000 deu-se início a uma amostragem biológica que desde então tem sido continuada.


Durante os últimos três anos especial atenção foi dada ao estudo dos Siboglinideos presentes nos vulcões de lama. Para além do material colhido em campanhas anteriores, diversas campanhas realizadas de 2006 a 2009 no âmbito do projecto HERMES (http://www.eu-hermes.net/) e também do programa TTR (Training Through Research) permitiram novas recolhas de material fresco.


Siboglinidae é uma família de poliquetas endémica de ecossistemas quimiossintéticos e alguns dos seu membros – os Vestimentiferos - tornaram-se emblemas da investigação realizada nestes ecossistemas. Os Frenulata, apesar da sua importância ecológica e evolutiva, devido ao seu pequeno tamanho e dificuldade de colheita, têm sido muito menos estudados.


O trabalho implementado pelas investigadoras da UA, Marina Cunha, Ana Hilário e Clara Rodrigues, em colaboração com membros do Departamento de Geociências, nomeadamente com o investigador, Luís Pinheiro, nos vulcões de lama do Golfo de Cadiz revelou uma extraordinária diversidade de Frenulata (20 espécies diferentes) e apresenta uma oportunidade única para estudar este elusivo grupo de animais. Duas novas espécies foram descritas - Bobmarleya gadensis e Spirobrachia tripeira – e só no último cruzeiro (TTR17) pelo menos mais três espécies novas foram descobertas.



O artigo da National Geografic pode ser lido em News.NationalGeographic.com



Fonte: UA.PT





A responsável por esta investigação, Prof. Doutora Marina Cunha, apresentará uma das conferências do ciclo "Descoberta das Profundezas 2009", organizadas pelo NEUA, com o apoio do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Nessa conferência, poderão ver a diversidade de ecossistemas das profundezas do oceano, ficar a par da investigação de ponta nesta área, bem como conhecer detalhes da vida a bordo dos grandes navios de expedições marinhas.

Mais informações, brevemente em: NEUA

Sem comentários: