terça-feira, fevereiro 03, 2009

Darwin e mais Darwin


O Ano Darwin prossegue por todo o país, aproximando-se a data de 12 de Fevereiro quando de assinalam os 200 anos do nascimento de Darwin. Em Lisboa, o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) organiza várias iniciativas (ver aqui ) e em Coimbra o mesmo acontece com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, CEIS20 (ver aqui).
Do primeiro recebemos este anúncio:

Para dar inicio à sua participação nas comemorações do Ano Darwin, o CFCUL vai promover - entre outras iniciativas que em breve serão anunciadas - um ciclo de conferências sobre "Filosofia das Ciências da Vida".

A conferência inaugural - "Darwin e o Darwinismo 150 anos depois" - será proferida pelo Prof. Doutor António Bracinha Vieira, no dia 11 de Fevereiro de 2009, na FCUL, às 18h em sala a anunciar.

E do segundo recebemos este outro anúncio (cartaz de actividades em cima, clicar para ver melhor):

Convidam-se todos os interessados para a conferência, integrada no ciclo de conferências "200 ANOS DE DARWIN", da Prof.ª Doutora Ana Leonor Pereira, "Usos e falsificações de Darwin", a realizar no dia 3 de Fevereiro de 2009. Hora: 17.00, Local: CEIS20, Rua Filipe Simões, 33 - Coimbra, Entrada livre.


Contexto: Quando das grandes comemorações do centenário de Darwin em 1909, Portugal tomou iniciativas que estão devidamente registadas no livro de Ana Leonor Pereira, Darwin em Portugal. Filosofia. História. Engenharia Social (1865-1914) (Coimbra, Almedina, 2001, 628 p.) e que revelam a importância de Darwin e dos darwinismos nas ciências da vida e nas ciências do homem desde a publicação inaugural de 1859. Além dos eventos dentro do país, Portugal fez-se representar em Universidades estrangeiras que na altura apresentaram resultados inovadores de investigação científica e trabalhos historiográficos sobre os 100 anos já decorridos. O nosso país vivia um clima cultural pré-revolução republicana em que Darwin e os darwinismos apareciam como constitutivos das novas tendências culturais que se irão afirmar com o triunfo da República em 1910 e nos anos seguintes. Hoje, em 2009, as responsabilidades da comunidade científica e sobretudo das universidades portuguesas são ainda mais acentuadas como de resto em todo o mundo.

Assim, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra-CEIS20, através do Grupo de Investigação de História e Sociologia da Ciência, tomou a iniciativa de:
1.Dar um conjunto de conferências subordinado ao tema 200 anos de Darwin, a iniciar em 2008 e a continuar em 2009.
2.Preparar e editar algumas obras alusivas à recepção de Darwin e do darwinismo em Portugal, até ao final de 2009.

in Blog De Rerum Natura (post adaptado)

1 comentário:

Anónimo disse...

vou ser muito sucinto.
Então e o "BIGBANG"?????