domingo, fevereiro 28, 2010

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - resenha de uma actividade

Post em estereofonia com o Blog Geopedrados:

No passado domingo, dia 21.02.2010, decorreu, conforme por nós aqui anunciado, uma actividade para famílias de divulgação da Geologia no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, intitulada Descobre os Recursos Minerais.

Nós (eu e o meu filhote...) lá fomos e gostámos imenso - as Doutoras (e nossas antigas professoras de curso) Celeste Gomes e Elsa Gomes partilharam um pouco da sua sabedoria com os muitos que pagaram bilhete para esta actividade. Assim vimos primeiro uma apresentação multimédia sobre recursos minerais, seguida de diversas actividades práticas, bem ao gosto dos mais novos, em que descobrimos que em quase tudo há substâncias que os homens tiveram de extrair, com ajuda da Geologia, do interior do nosso planeta. Podemos ainda ver amostras de rochas, fazer um colar com um mineral ou rocha previamente furado, ver rochas ao microscópio petrográfico, desenhar minerais e muitas outras coisas (por exemplo o meu João teve o privilégio de comandar autonomamente o globo em que são projectadas superfícies planetárias do Sistema Solar).

Deu ainda para fazer umas compras na Loja (um livro e um boneco...) e matar saudades da alta de Coimbra - há que dar os parabéns ao Museu e às Doutoras Celeste Gomes e Elsa Gomes, bem como as monitoras (algumas estudantes de Geologia - quase mestras bolonhesas...) pela qualidade da actividade!

Aqui ficam algumas fotos, para memória futura:

Parte dos participantes, com número significativo de escuteiros de Barcouço

Apresentação inicial

Explicação inicial

Atelier com actividades

Lâmina delgada observada em microscópio petrográfico

Um futuro petrólogo?!?

Comandando o sistema de projecção dos principais astros do Sistema Solar

Desenhando minerais na Sala de Exposição principal

Sem comentários: