segunda-feira, outubro 01, 2007

5º Congresso Nacional de Espeleologia



"APRESENTAÇÃO

Passados que estão vinte anos da fundação da Federação Portuguesa de Espeleologia e do Espeleo-Clube de Lisboa (Estremadura e Ribatejo), os desafios que se colocam à comunidade espeleológica não são, por ventura, muito diferentes dos identificados à data da sua criação. Antes sim, inflacionados. O “Portugal Espeleológico” caminhou, tal como se previa, no sentido do que ocorreu no Centro da Europa no decurso do “pós-guerra”. O desenvolvimento do país rural, ao qual a humanização das regiões cársicas não é estranha, acarretou maiores pressões ambientais. A exploração e uso estratégico dos recursos naturais deu origem ao aparecimento de novos utilizadores do património e assim novos nichos de mercado foram criados.Na história da Espeleologia Portuguesa nunca, como neste período, a comunidade espeleológica dispôs de tantos meios para o aprofundamento do conhecimento. Mas, será que a produção de informação acompanhou, na mesma proporção, a facilidade do acesso à tecnologia?…

Por seu turno outras questões se colocam!
Que participação e envolvimento deve ter, de forma activa, a comunidade espeleológica no estabelecimento de estratégias e desenvolvimento de políticas adequadas no domínio do ordenamento e da gestão do território?
Seremos, ou deveremos assumir-nos como parceiros institucionais?
Como devem os espeleólogos assumir e exercer a sua cidadania?
Que fazer com o conceito de uso sustentável do meio cavernícola?
Qual deve ser o perfil dos utilizadores e que alterações nos modelos de formação devem ser implementadas?
Que lugar deve de ter quem produz informação e quem dela beneficia – explorar, estudar ou simplesmente visitar?
Que valor atribuir à informação produzida?
Que relações estabelecer com a comunidade Internacional?
Qual o contributo que podemos dar para a valorização do património espeleológico Global?...
As grutas são parte integrante da geodiversidade, são igualmente suporte da biodiversidade e a água é um recurso estruturante! Muitos dos maiores reservatórios de água doce subterrânea, à escala planetária, são aquíferos cársicos.

Os espeleólogos são observadores, exploradores e investigadores privilegiados na sua quantificação e qualificação, cabendo-lhes igualmente o dever de se assumirem como um dos seus principais veículos de valorização.

Assim sendo, desde já o convidamos a participar no 5º Congresso Nacional de Espeleologia que se realizará em Alcanena de 6 a 9 de Dezembro de 2007.


A Comissão Organizadora"

Site oficial: 5º Congresso Nacional de Espeleologia

Fonte
- Sofia Reboleira (Blog GeoLeiria)

Sem comentários: