segunda-feira, outubro 01, 2007

Cinema a 230 metros de profundidade - II

Mina de Sal de Loulé vira cinema "underground"
20-09-2007 14:00:00

Nervos de aço e alguma dose de aventura são requisitos indispensáveis a quem quiser assistir ao ciclo de cinema "Clausura", que começa a 29 de Setembro no interior da mina de sal de Loulé, 230 metros abaixo do chão.

Organizado pela Casa de Cultura de Loulé e pelo Cineclube de Faro, em colaboração com o grupo CUF, que gere a mina, o ciclo terá filmes a condizer com o seu título, mas também com o ambiente em que serão exibidos.

No primeiro dia, será exibido o filme "Cabine Telefónica", de Joel Schumacher (2003), a que se seguirá "Sala de Pânico", de Fincher (2002), a 06 de Outubro, "Underground", de Kusturika (1995), a 13 de Outubro e "Noite dos Mortos-Vivos", George Romero (1968), a 20 do mesmo mês.

As sessões, que terão lugar sempre às 15:00, terão um máximo de 40 espectadores por sessão, que descerão à mina em grupos de seis a oito pessoas.

De acordo com Paulo Caetano, director de comunicação do grupo CUF, Paulo Caetano, estão garantidas todas as condições de segurança aos espectadores, que terão de usar capacete antes e durante a exibição, "por se tratar de uma zona industrial".

"Dado o local em que as exibições ocorrerão e a própria temática do ciclo, pedimos às pessoas mais susceptíveis ou que sofram de problemas cardíacos ou de claustrofobia que se abstenham de assistir", disse aquele responsável à Agência Lusa.

Situada às portas da cidade, a mina de sal de Loulé, concessionada ao grupo CUF, tem 30 quilómetros de galerias e produz sal industrial destinado a rações e ao degelo das estradas.

"Trata-se do maior espaço visitável em Portugal com condições de segurança", garantiu o director de comunicação do grupo CUF, sublinhando que, além da utilização industrial, o grupo está empenhado em dinamizar o espaço do ponto de vista turístico.

Acentuou que iniciativas como esta configuram "balões de ensaio" para "voos mais altos", não sendo de excluir a hipótese de, no futuro, ali criar um parque temático.

Além do ciclo de cinema, a levar a efeito numa sala onde serão instaladas cadeiras e holofotes, está prevista também uma batida fotográfica no interior das galerias, que ocorrerá a 03 de Novembro.

in Observatório do Algarve - ver notícia

Sem comentários: