sábado, outubro 06, 2007

Roteiro da Ciência - PR nos Açores

Início hoje em Angra do Heroísmo
Roteiro da Ciência: Presidente da República inicia hoje visita a quatro ilhas açorianas
06.10.2007 - 10h10 Lusa

O Presidente da República inicia hoje uma deslocação a quatro ilhas dos Açores, onde vai manter encontros com as entidades locais e regionais e promover mais uma jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às Ciências do Mar.

Depois de aterrar hoje na Base Aérea das Lajes, ilha Terceira, Cavaco Silva tem um almoço com os 19 presidentes das câmaras municipais dos Açores, no salão nobre da autarquia de Angra do Heroísmo.

O Chefe de Estado desloca-se, depois, ao monumento em memória de D. Pedro IV, que permite uma vista sobre Angra do Heroísmo, e passeia a pé pela cidade, cujo centro histórico é classificado como Património Mundial.

O resto do primeiro dos cinco dias da visita à Região Autónoma é preenchido com um audiência ao presidente do Governo Regional, Carlos César, e com um jantar oferecido pelo Representante da República nos Açores.

Cavaco Silva estará até quarta-feira no arquipélago, com deslocações, também, às ilhas do Pico, Faial e a São Miguel.

O domingo será dedicado ao Pico e ao Faial, com visitas à paisagem da cultura da vinha classificada como Património Mundial desde 2004, e ao vulcão dos Capelinhos, numa altura em que se comemora os 50 anos da erupção.

Depois de sobrevoar o vulcão num helicóptero da Força Aérea, o Presidente da República participa numa sessão solene comemorativa dos 50 anos da erupção que mudou a ilha do Faial e que obrigou cerca de metade da população a emigrar.

Aníbal Cavaco Silva dedica parte de segunda-feira a uma jornada do Roteiro da Ciência, desta vez dedicada às Ciências do Mar, que servirá para conhecer as actividades do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, localizado na ilha do Faial.

Para este dia está, ainda, prevista uma sessão solene na Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, com intervenções de representantes das diversas bancadas e do Chefe de Estado.

Na terça-feira, já em São Miguel, Cavaco Silva participa num encontro com empresários, almoça com agricultores e recebe a Chave de Ouro da Cidade de Ponta Delgada.

No último dia da deslocação, 10 de Outubro, o Presidente da República visita o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, uma unidade de investigação que monitoriza a actividade sísmica e vulcânica nas ilhas.

in Público - ver notícia (sublinhados - negrito e itálico - da nossa responsabilidade...).

Sem comentários: