terça-feira, outubro 19, 2010

Curso de Iniciação à Espeleologia em Lisboa



Curso de Iniciação à Espeleologia - Novembro de 2010

17, 20, 21, 25, 27 e 28 de Novembro de 2010

OBJECTIVOS
Este curso tem como objectivo dar aos participantes a capacidade de visitar uma gruta de dificuldade média, quando enquadrados por chefes de equipa habilitados, e descobrir globalmente os diferentes aspectos culturais, científicos e ambientais relacionados com as grutas e regiões calcárias.

CURRICULUM
O curso tem uma duração de seis dias e é composto por aulas teóricas (A História da Espeleologia, A Formação das Grutas, Equipamentos e Técnicas de Espeleologia, A Vida nas Grutas, Conservação do Meio Subterrâneo, Prevenção de Acidentes), por aulas práticas, treinos técnicos em falésias e visitas a grutas de acesso vertical e horizontal.

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
Ser sócio da SPE
Idade mínima: 15 anos
Preço: € 150

O preço deste curso inclui a admissão a sócio aluno, o empréstimo de material técnico individual, bibliografia básica, alojamento e seguro.

Inscrições até 06 de Novembro


ALOJAMENTO
Será fornecido alojamento em quartos duplos.

EQUIPAMENTO
O equipamento técnico individual e colectivo será fornecido pela EPE.
O equipamento indispensável, a providenciar por cada participante é o seguinte:
  • Fato-macaco ou roupa velha resistente e que não seja apertada para utilização dentro de gruta e no campo e que se possa sujar;
  • Botas de água (galochas ou botins) e em alternativa outro tipo de botas de campo ou calçado desportivo que se possa sujar;
  • Luvas de trabalho em PVC ou cabedal;
  • Conjunto de 4 pilhas alcalinas de tipo AA.

É recomendável dispor de roupa de protecção contra a chuva e de um saco de plástico de grandes dimensões para colocar a roupa e calçado utilizado dentro de gruta. Cada participante considera-se responsável pelas perdas e danos que causar no material e equipamento que lhe for distribuído pela EPE.

LOCALIZAÇÃO
O curso realizar-se-á em Lisboa onde serão ministradas as aulas teóricas e no Parque Natural de Serras de Aire e Candeeiros, onde decorrerão as sessões práticas e as visitas a grutas.


TRANSPORTE
O transporte fica a cargo de cada participante, devendo efectuar-se em viatura própria. O trajecto e os locais de encontro serão previamente combinados.

PROGRAMA

CONTACTOS
Escola Portuguesa de Espeleologia
Departamento de Ensino da Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Tel: 916 636 461

Texto original - AQUI

Sem comentários: