quarta-feira, maio 12, 2010

Dia aberto do PNSAC 2010 - visita às Pegadas de Dinossáurios de Vale de Meios

Na semana passada, em 4 de Maio de 2010, fomos (eu, Fernando Martins, mais a Adelaide Martins e a Céu Machado) ao Dia Aberto do PNSAC. Começou tudo mal, pois a actividade que íamos fazer de manhã foi anulada (o Percurso Pedestre De Chãos à Gruta) por só haver três inscritos (isto de fazer um Dia Aberto de um Parque Natural a uma terça-feira se calhar não foi grande ideia - mas o facto de o Director do Parque ser o mesmo de bastantes mais, numa enorme dispersão geográfica, dá escolhas por vezes bizarras...).

Mas a tarde compensou - a visita ao futuro Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Vale de Meios foi excelente (os dois funcionários do Parque, como habitualmente, foram excelentes a explicar, simpáticos e merecem nota 20...). O local está bem preparado para visitas (só não se vê bem a placa de entrada) e as pedreiras em laboração (visitámos uma, onde tirámos fotos a alguns fósseis) ajudam a conservar e preservar o local. As pegadas, de terópodes, são excelentes (vimos contramoldes, noutro local, melhores do que as pegadas similares do Cabo Mondego, que já aqui publicámos) e há ainda um trilho de saurópodes.

É um local que, em contexto de visitas escolares em pequenos grupos, tem bastante potencial - esperemos que candidatura dos “Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica”, apresentada conjuntamente por Portugal e Espanha com vista à sua inclusão na Lista de Património Mundial, a permita divulgar e preservar...

E agora algumas fotos, de autoria de Céu Machado:


Sem comentários: