segunda-feira, maio 03, 2010

Proposta de visita para alunos de 3º Ciclo (e não só...)

As Grutas da Moeda são uma das cavidades cársicas portuguesas mais visitadas no nosso país, dada a sua proximidade de Fátima (ficam perto de São Mamede) e a sua beleza. Recentemente a empresa que as explora acrescentou um espaço às mesmas: o CICA - Centro de Interpretação Científico-Ambiental.

Visitámos recentemente o espaço e recomendamos vivamente a sua visita, em contexto escolar, para todos os ciclos (1º, 2º e 3º Ciclo e até Ensino Secundário). Achamos ainda que a proximidade da Pia do Urso (ver folheto) permite realização de actividades com grandes grupos escolares. Para adultos e grupos familiares há ainda a gastronomia local, com excelentes restaurante e, mais a sul, o PNSAC - Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (e é de recordar que o Planalto de São Mamede, onde se situa esta gruta, infelizmente só parcialmente está nesse Parque Natural...) com imensos locais para visitar.

Quanto ao centro, este tem duas salas de exposição, a primeira com uma excelente exposição temporária com uma colecção privada de minerais (e um fantástico meteorito...) e onde é passado uma apresentação sobre paisagem cársica e formação do Maciço Calcário Estremenho (MCE) e a segunda sala com uma maquete gigante do MCE, amostras de rochas, fósseis e minerais da região, microscópios petrográficos e lupas binoculares com amostras, televisões com pequenos filmes e muitas outras coisas. Há ainda uma excelente loja, com minerais, fósseis e até martelos, lupas de campos e bússolas de geólogo...!

Mas fiquemos com algumas fotos do CICA - Centro de Interpretação Científico-Ambiental:










Sem comentários: