sábado, maio 08, 2010

Eyjafallajoekull strikes again

Vulcão islandês está a obrigar desde a última quinta-feira a alterações de rotas
Nuvem de cinzas vulcânicas cancela 104 voos em Portugal

A densidade da nuvem de cinzas levou à definição de uma "zona de interdição de voo" no espaço aéreo português

A nuvem de cinzas vulcânicas levou ao cancelamento de 104 voos previstos para hoje nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, avançou a ANA - Aeroportos de Portugal. As cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull levaram ainda ao encerramento de 16 aeroportos em Espanha, pelo menos até às 14.0 horas locais (13.00 horas em Lisboa).


"Foram cancelados 104 voos em Portugal continental", dos quais 50 no aeroporto de Faro, 36 no Porto e 18 em Lisboa, adiantou à Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, sublinhando que os cancelamentos dividem-se igualmente entre partidas e chegadas.

A nuvem de cinzas do vulcão islandês está a obrigar desde a última quinta-feira a alterações de rotas que, por sua vez, levam a "ligeiros atrasos" nos horários, referiu ainda o porta-voz.

Um comunicado da Navegação Aérea de Portugal (Nav Portugal) refere que a nuvem de cinzas está na zona norte da Região de Informação de Voo de Lisboa e a sua densidade levou à definição de uma "zona de interdição de voo" até aos 35 mil pés (cerca de 10 quilómetros). Assim, a zona dentro do território nacional acima dos 20 mil pés (cerca de seis quilómetros) mantém-se aberta ao tráfego.

Estas condições permitem que o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, mantenha a operação, embora "com algumas limitações" que deverão ser levantadas a partir das 13.00 horas.

Nas próximas horas, "haverá um movimento desta nuvem para leste e para o final do dia ligeiramente para norte", segundo o mesmo comunicado.

A Nav Portugal prevê que a partir das 19.00 horas o continente fique livre desta situação mantendo-se ainda a "zona de interdição de voo" no limite noroeste da Região de Informação de Voo de Lisboa, mas já totalmente fora do território nacional.

O avanço da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia já levou à decisão de encerrar 16 aeroportos em Espanha. As unidades afetadas são as de Bilbao, São Sebastião, Vitória, Saragoça, Pamplona, La Rioja e Lérida, de acordo com um comunicado da AENA, organismo que gere os aeroportos espanhóis.

Durante a madrugada tinham sido já fechados os aeroportos de Santiago de Compostela, Corunha, Vigo, Astúrias, Santander, Burgos, León, Valladolid e Salamanca. O encerramento das 16 unidades vai manter-se “pelo menos” até às 18.00 horas locais (17.00 horas em Lisboa).

Depois dessa hora, os condicionamentos da navegação aérea dependerá da evolução da nuvem de cinzas, que chegou ao espaço aéreo espanhol cerca das 02.00 horas em Madrid (01.00 horas em Lisboa).

Sem comentários: