domingo, setembro 09, 2007

Espeleologia - Página da AESDA

Aqui fica a informação: há uma interessante página nova na Internet de um grupo de Espeleologia da nossa zona (da AESDA - Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente, com sede em Torres Vedras) da qual publicamos um texto introdutório (ver a página AQUI):


Fundada em 1992, a AESDA (Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente) é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de actividades relacionadas com a Espeleologia e a Defesa do Ambiente.

O principal objectivo desta Associação consiste em pesquisar e estudar as cavidades subterrâneas, em particular as de génese natural (grutas, algares) mas também as resultantes da acção humana, tais como minas ou criptas. Defender o património natural e construído, em particular no que se relaciona com o meio subterrâneo, é outro dos preceitos fundamentais que regem a actuação da AESDA. Pretende-se, igualmente, contribuir para o desenvolvimento das diversas disciplinas técnicas e científicas ligadas à actividade espeleológica.

A componente de intervenção social é também valorizada no âmbito da AESDA. Recorrendo ao meio subterrâneo, são promovidas acções pedagógicas e de sensibilização dirigidas a todos os interessados, mas sobretudo a estudantes e a grupos sociais de risco complementando projectos de integração social ou de prevenção à marginalidade.

Sem comentários: