quarta-feira, setembro 12, 2007

Notícia sobre energia geotérmica

Calor subterrâneo pode tornar-se energia alternativa

Uma empresa suíça e outra australiana estão a competindo entre si para serem a primeira a desenvolver uma forma comercial de aproveitamento da energia geotérmica. Esse tipo de energia, além de limpa, está disponível em vários locais do mundo e a oferta é milhares de vezes maior do que a demanda actual.

Uma das empresas é a Geopower Basel, sediada na cidade de Basiléia, na Suíça. A outra, a Geodynamics Limited, com sede em Queensland, na Austrália, mas as perfurações para pesquisa e produção de energia ocorrem na cidade de Innamincka.

Segundo o site de notícias Canoe Cnews, o esforço australiano deverá render uma produção inicial de 40 megawatts de eletricidade já em 2010. Devido a um tremor de terra provocado pelas escavações, os planos suíços foram postergados de 2009 para 2012, quando se espera gerar energia suficiente para dez mil residências.

O conceito é bastante simples. O núcleo da Terra, composto de rochas incandescentes, é extremamente quente. Esse calor pode ser utilizado para transformar água em vapor que, por sua vez, pode ser empregado para mover turbinas para produzir electricidade. Além de ser barata e renovável, a energia geotérmica tem outra vantagem em relação às outras opções de energias alternativas, como a eólica e a solar: os geradores operam ininterruptamente.

A ideia não é nova e nem prerrogativa dos países ricos. Em 2005, a BBC News publicou uma notícia sobre o Quénia, um país africano bastante pobre que está sobre uma das regiões com maior potencial geotérmico do mundo. Mas um dos países com mais potencial energético geotérmico são os riquíssimos Estados Unidos.

Segundo um estudo do MIT publicado pela agência de notícias CNet aproximadamente 40% de todo o vasto território americano possui condições para a geração de energia geotérmica. Se todo esse potencial fosse usado, as centrais geotérmicas produziriam 56 mil vezes mais energia do que os americanos gastam actualmente, com impacto ao meio ambiente próximo de zero.

Um investimento de US$ 800 milhões - baixo, para os padrões americanos - poderia levar à produção de 100 gigawats de energia eléctrica até 2050, o equivalente à soma da produção de todas as 104 usinas nucleares em operação nos Estados Unidos. Em termos mundiais, se todo o potencial da Terra fosse usado, a produção de energia seria 250 mil vezes maior do que a demanda.

O site suíço de notícias sncweb.ch, possui um diagrama do processo, bem como um texto explicativo em português. Pode ser acedido pelo link dtmurl.com/bd9.

Maracaju News (Brasil)

Fonte: Blog Energias Renováveis - ver notícia

ADENDA: Isso de "serem a primeira a desenvolver uma forma comercial de aproveitamento da energia geotérmica" parece-me um exagero de uma notícia de um país onde não há muitos conhecimentos sobre energia geotérmica. Mas, com um ou outro erro ou exagero, aqui fica a notícia...

Sem comentários: