sexta-feira, setembro 07, 2007

Fossil Challenge – I Safari fotográfico da rota dos fósseis perdidos

Participei, em 04.09.2007, com o meu filho e dois sobrinhos, na actividade da Geologia no Verão 2007 da Ciência Viva que dá nome a este post. O Fossil Challenge – I Safari fotográfico da rota dos fósseis perdidos, organizado pelo Professor Doutor (e amigo...) Pedro Callapez, do nosso Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e agora nosso companheiro blogger, era assim descrito no site da Ciência Viva: "O extraordinário património natural da região centro litoral é aproveitado para um safari fotográfico nalguns dos locais mais emblemáticos do Jurássico, Cretácico e Cenozóico. Os participantes são convidados a desenvolver actividades e a observar fósseis, rochas e paisagens fantásticas, numa viagem ao passado e às profundas transformações ambientais que a Terra sofreu." Como nota era referido "A acção destina-se a grupos de participantes com recurso a viatura própria. Solicita-se também que venham munidos de máquina fotográfica."

Depois de um atraso de 25 minutos, lá chegámos à entrada da Marina da Figueira da Foz, onde encontrámos os outros participantes. Aqui tivemos as primeiras surpresas: duas ex-alunas da ESEL (Escola Superior de Educação de Leiria) do colega geólogo Mário Acácio e ainda o Doutor Carlos Regêncio Macedo, Professor Associado Reformado do DCT/UC e o Professor Doutor António Luís Almeida Saraiva, nossos ex-professores e amigos destas andanças da Geologias, também se tinham inscrito (e assim o meu Joãozinho pode mais uma vez conviver com o Doutor Saraiva...). Fomos de seguida até ao Cabo Mondego, onde, à sombra da Fábrica de Cal, recebemos as nossas t-shirt's oficiais do evento - viva o luxo...! A explicação da geologia local levou-nos até à beira-mar, passando pela camada com muitos fósseis de bivalves, pela camada com corais e pela camada com carvão, até ao molde da pegada de Megalossaurus. Foi um sucesso - ninguém partiu uma perna, apesar das manhosas algas escorregadias...! As restantes pegadas foram por nós observadas já perto dos carros.


Depois fomos às compras de almoço (parámos na Rua Paul Choffat...!) e seguimos para o Miradouro da Bandeiro, almoçando de seguida num parque de merendas próximo. Em seguida fomos em direcção à Figueira da Foz, da qual tirámos fotografias esplêndidas a partir de um Miradouro na Serra, apanhámos fósseis em um talude com gigantescas Amonites e num local com imensas amonites e outros fósseis. Pulámos a Salmanha (pelo calor seria difícil de fazer...) e fomos para a Praia Norte de S. Pedro de Moel, onde vimos falhas/dobras, fósseis de estromatólitos e camadas riquíssimas em fósseis. Depois foi-nos posto um último desafio, antes de recebermos o diploma de Paleontólogo de campo (que suscitou algumas dúvidas, pois não se sabe se teria sido aprovado pelas autoridades competentes na matéria...). Foi um dia fantástico...!

Outras fotos serão colocadas nos seguintes posts, complementadas com outras fotos antigas minhas e por outras que me enviem (falta-me uma boa da pegada de Megalossaurus que fomos ver e outra das duas pegadas que vimos junto à fábrica...). Haja para aí uma alma caridosa...

Sem comentários: