domingo, setembro 02, 2007

Sistema Solar com escala correcta em Estremoz

Ciência na Cidade - Estremoz
UM SISTEMA SOLAR À ESCALA DE ESTREMOZ

Objectivos:

Construção de um Sistema Solar em que não só os planetas e as suas órbitas estejam à mesma escala, mas também que mesmo os planetas mais pequenos sejam visíveis à vista desarmada; isto torna o Sistema Solar de Estremoz um dos poucos existentes em todo o mundo.

Isto é possível pois este Sistema Solar não ficará confinado nem a um edifício, nem mesmo à cidade de Estremoz, antes se irá desenvolver por todo o concelho de Estremoz. A escala escolhida (1:414 000 000) foi obtida tendo em consideração a necessidade de colocar o Sol em frente ao CCVEstremoz e Plutão em Evoramonte; deste modo, os planetas internos ficam localizados no perímetro urbano da cidade de Estremoz, enquanto que os planetas externos orbitam em torno desta.

Os locais de implantação de cada um dos totens onde serão instalados os planetas externos foram seleccionados tendo em consideração a existência de povoações ao longo das órbitas dos vários planetas. Deste modo, quando o visitante se deslocar entre os planetas tendo em vista consultar a informação que é disponibilizada em cada local, terá a oportunidade de visitar o concelho de Estremoz, o que torna este sistema solar não só um importante instrumento pedagógico, mas também um importante contributo no desenvolvimento regional.


Mais dados no site do CCVEstremoz - AQUI.

Sem comentários: